quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

SABER MELHORAR OS MÉTODOS



À excepção dos sistemas de sugestões, pouco tem sido feito para estimular os responsáveis e trabalhadores no melhoramento dos métodos।

Nas empresas apenas tem havido uma simples adaptação aos postos de trabalho.

Nos estabelecimentos de ensino, até, ultimamente, temos constatado que há desconhecimento dos principais métodos que se aplicam ou que se aplicaram nos países mais desenvolvidos.

Nesta primeira edição, foram também incluídos ensinamentos
Baseados no TWI, FPC, na Didáctica e Pedagogia que aprendemos na EMP de Viseu e noutras bandas, na prática que tivemos na direcção de empresas, nos ensinos básico e secundário e ensino particular.

EFEITOS A PRODUZIR: MUDANÇA DE PRÁTICAS, PROCEDIMENTOS OU MATERIAIS DIDÁCTICOS

A educação não é mais que o resultado do somatório de um conjunto de acções para que o ser humano venha a ser capaz de formular o seu projecto de vida, para desempenhar, eficazmente, tudo o que diga respeito às suas vidas pessoal, familiar, profissional, social e também preparar a vida para além da morte.

O ser humano não é perfeito por hereditariedade, passado pessoal e meio ou meios onde viveu e vive.

Sendo assim, o responsável tem que se integrar numa estrutura global, adaptando-se e terá a sua quota parte de responsabilidade para essa educação geral.

Que lugar ocupa nesse conjunto? Têm de ser bem definidas as suas funções, suas responsabilidades, desenvolver as suas capacidades, ou sejam, os seus conhecimentos (Saber adquiri-los), saber transmitir, saber as normas e costumes, saber simplificar (Melhorar os métodos), saber comandar (Relações humanas), saber sobre condições perigosas e imprudências, a fim de prestar serviços em quantidade, qualidade, cumprindo prazos estabelecidos, em bom ambiente e segurança.

São estes os temas que serão tratados na difusão do método FORMAÇÃO PRÁTICA DO Formador ( F P F ).
Utilizaremos todos os materiais que existem na natureza. Portanto, para cada caso, utilizam-se os métodos e materiais mais convenientes e reais, sempre que possível.

CONCLUSÃO: - Para se realizar uma formação prática e eficaz, deve-se incrementar o desenvolvimento harmonioso das capacidades, utilizando, sempre que possível, o método mais eficaz e materiais e equipamentos didácticos reais.
“SE O MÉTODO FOR O CAMINHO, O PROCESSO SERÁ O VEÍCULO”
O FORMADOR TEM DE TORNAR O “CAMINHO” MAIS SUAVE E MAIS EFICIENTE.

Viriato Pina
http://www.aoredor.net/
http://palcoprincipal.clix.pt/user/viriatopina

Nenhum comentário:

Postar um comentário