quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DESTINO


“O indivíduo nunca pertenceu a si mesmo. Pertence em absoluto à sua colectividade. E a sua colectividade é a sua própria Terra e mais aquela das cinco partes do mundo onde está a sua terra e mais o mundo inteiro também. Mas que não se julgue por estas palavras que o indivíduo há-de servir apenas de instrumento à sua própria colectividade. Não! nem vice-versa tão pouco. É um jogo simultâneo da colectividade para os seus indivíduos e de cada indivíduo para a sua colectividade. E se hoje o indivíduo não existe, isto é, se não tem nem pode ter acção própria, não é tal, de maneira nenhuma, porque a colectividade lhe tenha usurpado também o seu lugar, é apenas porque ninguém está capacitado da obediência que deve a si próprio, é apenas por ignorância do que, justamente, ninguém devia ignorar: o seu próprio destino neste mundo. O destino não é coisa que se saiba pelas sinas, nem obra do acaso, nem artes para adivinhos ou leitores de palmas de mão, nem nada que se modifique com caprichos da fatalidade. O destino de cada indivíduo neste mundo está por cima do seu próprio caso pessoal”.

Almada Negreiros

A democracia é o destino da humanidade; a liberdade o seu braço indestrutível."
- Benito Juárez
"É, em grande parte, no seio das famílias que se prepara o destino das nações."
- Papa Leão XIII
"É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado."
- Tony Robbins
"O homem forte cria os acontecimentos e o fraco suporta aqueles que o destino lhe impõe."
- Alfred de Vigny
"A vida não dá coisa alguma sem retribuição e sobre cada coisa concedida pelo destino, há secretamente um preço, que cedo ou tarde deverá ser pago".
-Stefan Zweig

“Não escolhemos a forma do nosso destino, mas podemos dar-lhe conteúdo. O que procura aventura encontrá-la-á — à medida da sua coragem. O que procura o sacrifício, será sacrificado — na medida da sua pureza".
- Dag Hammarskjöld

Viriato Pina
http://palcoprincipal.clix.pt/user/viriatopina
http://www.aoredor.net/edicao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário