quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

SABER INSTRUIR (COMUNICAÇÃO)

ÍNDICE
- Prefácio à primeira edição
- O país precisa de formadores e educadores competentes
- Formação do pessoal dos ensinos Pré-Escolar, Básico, Secundário e
Universitário
- As acções de formação
- Formação prática
- Ao formador
- Instalação
- Problemas do formador
- Como preparar a sessão (Aula)
- INSTRUÇÃO
- AS EXPLICAÇÕES APENAS VERBAIS NÃO SÃO UM BOM MODO DE
INSTRUÇÃO
- AS DEMONSTRAÇÕES SILENCIOSAS NÃO SÃO UM BOM MODO DE
INSTRUÇÃO
- SE O PARTICIPANTE NÃO APRENDEU O FORMADOR NÃO SOUBE
ENSINAR
- Método correcto de formação
- Análise
- Estudo da análise
- Fases importantes
- Ponto - chave
- Meios pedagógicos
- TRANSMITIR UMA COISA DE CADA VEZ E NUNCA MAIS DO QUE O PARTICIPANTE POSSA COMPREENDER
- Processo padrão para a crítica dum exercício de aplicação
- Aperfeiçoamento de pessoal experiente
- Como preparar a instrução - Planos
- PLANO DE FORMAÇÃO
- Exemplo de plano de formação e análises para matemática
- 2º exemplo de aplicação do método para operador de máquina
- 3º exemplo de plano de formação e planos formativos genéricos para língua
Portuguesa
- Recomendações finais
- Cartão resumo ( “Cábula”)
- Índice
Viriato Pina / http://www.aoredor.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário