segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Como vencer na vida. SABER COMANDAR E SABER INSTRUIR.

Não sei se sentem e pensam como eu, sobre o que vai por todo o lado: pessoas confundidas, sem rumo, com dívidas já superiores ao que ganham, com medo já do presente e do futuro e ainda, para piorar toda esta baralhada, temos de ouvir, permanentemente, e quase a 100%, com carga negativa, notícias que vêm de todos os quadrantes.
Nesta altura, há que nos guiarmos por valores, princípios, meios, processos e método, para não irmos na "enxurrada". Assim, há que aproveitarmos a nossa capacidade ilimitada e pôr em jogo:

COMPETÊNCIA. Será, além da aprendizagem para o desempenho da respectiva função, o seguinte:
1 - Manter-se actualizado, perante a evolução social, económica, científica e técnica, na medida que essa evolução tenha repercussões sobre a sua função (saber).
2 - Estar de acordo com o objectivo que se pretende alcançar e depois querer ir até ao fim, admitindo cooperar com os outros (querer).
3 - Poder fazer bem o seu trabalho e agir com à-vontade. Assim, as suas capacidades poderão desenvolver-se pelo treino, com formação e pela prática (poder).

Mas a competência nunca se adquire definitivamente. Se a formação tende a realizar a conjugação harmoniosa dos conhecimentos, normas, costumes, leis, comunicação, simplificação, comando e segurança, também sabemos que ela está permanentemente inacabada e necessita sempre, aqui e ali de uma formação nova.
Se os responsáveis estiverem verdadeiramente preocupados em utilizar eficazmente todos os meios de que dispõem, preferirão iniciar uma acção metódica e nas suas empresas ou estabelecimentos.
Viriato Pina

SABERES ESSENCIAIS PARA SUA AUTO FORMAÇÃO:
http://www.aoredor.net/saber_comandar.htm
http://www।aoredor.net/saber_instruir.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário