sábado, 4 de outubro de 2008

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

INTRODUÇÃO

A rápida evolução da sociedade provoca constantemente um reajustamento de valores e as formas de vida.

Os condicionalismos económicos produziram e produzem modificações no contexto, na formação geral e específica nos hábitos de trabalho e no conjunto de elementos que fizeram e fazem parte do evoluir da comunicação, desde os simples gestos, passando pelos gritos, pinturas, escrita, numeração, pedra, estafetas, papiro, transmissão por tochas, transmissão por tambores, transmissão por sinais de fumo, cartas, Morse, telefone, rádio, telemóvel, chips, televisão, rádios on-line, computadores, internet, motores de busca, blogs, flogs, homepages, podcast, videoconferências, chats, Second life, Youtube, Wikipedia, MSN Messenger, Orkut, Hi5, MySpace, jornais, jornais on-line, vinil, cassete, cd, discos, mp3, VHS, DVD, DVR, leitores, e-mails, música, filmes, livros…saberes(Conhecimento, Normas, Costumes, Leis, Segurança, Métodos…) , artes…

Perante isto e a fim de não nos perdermos, isolados no meio das multidões e condicionados pela evolução, temos de definir valores e explicitar as atitudes em relação a esses valores, para nos podermos nortear, quando definirmos os nossos objectivos

VALORES
VITAIS
- Segurança;
- Saúde;
- Vontade;
- Prazer;
- Higiene.

ÉTICOS
- Verdade;
- Responsabilidade;
- Respeito;
- Coragem;
- Liberdade;
- Paz.

PRODUÇÃO
- Trabalho;
- Eficiência;
- Riqueza;
- Prosperidade;
- Sucesso.

SOCIAIS
- Cooperação;
- Disciplina;
- Colaboração;
- Comunicação;
- Sociabilidade;
- Respeito pelos outros;
- Participação cívica;
- Responsabilidade;
- Consciência social;
- Justiça;
- Solidariedade;
- Educação.
AFECTIVOS
- Amor;
- Amizade;
- Alegria;
- Gosto por…(Interesse);
- Prazer;
- Esperança;
- Família (Maternidade e paternidade).


INTELECTUAIS
- Verdade;
- Honestidade;
- Criatividade;
- Sentido crítico;
- Interesse;
- Investigação;
- Cultura;
- ciência;
- Saber;
- Capacidades;
- Mente (Consciente, subconsciente
inconsciente).

MATURAÇÃO
- Respeito por si;
- Autonomia;
- Auto-confiança;
- Auto-domínio;
- Força de vontade;
- Perseverança;
- Equilíbrio bio-psico-social;
- Desenvolvimento da personalidade;
- Realização pessoal;
- Tolerância.

ESTÉTICOS
- Beleza;
- Harmonia.

ESPIRITUAIS
- Deus.

TEMPORAIS
- Costumes;
- História;
- Tradição;
- Hereditariedade;
- Inovação;
- Eficiência.

SIMBÓLICOS
- Perfeição;
- Pátria;
- Nação;
- Bandeira;
- Língua;
- Património;
- Identidade cultural.


ATITUDES


- Sentido de ser livre;
- Sentido de ser responsável;
- Sentido de ser autónomo;
- Sentido de realização pessoal;
- Sentido do trabalho, como realização pessoal;
- Curiosidade científica;
- Disponibilidade à mudança;
- Confiança em si mesmo;
- Descoberta dos interesses e aptidões pessoais;
- Sentido de responsabilidade de carácter e ética;
- Respeito e atitude reflexiva quanto aos valores espirituais, estéticos e morais;
- Respeito pelas regras, costumes e leis;
- Respeito pela liberdade, conhecimentos e segurança dos outros;
- Sentido de responsabilidade social e cívica;
- Sentido da dimensão social do trabalho;
- Espírito crítico e criativo, empenhado no desenvolvimento do país;
- Respeito pelos valores de identidade nacional (Património, língua, cultura, costumes, história);
- Sentido de humanismo;
- Sentido da dimensão humana do trabalho;
- Sentido de cooperação e solidariedade;
- Respeito e abertura às culturas de todos os povos;
- Aceitação e adaptação às novas tecnologias incluindo os meios de comunicação.


OBJECTIVOS


1 – Desenvolver o conhecimento de si próprio e ir, progressivamente, aumentando os sentimentos de auto-confiança e de auto-estima.

1.1 – Reconhecer-se a si próprio:
O que sou…porque…
Quem sou…porque…
Como sou…porque…
A quem recorro…porque…
Quando tenho receio…porque…
O que faço…porque…
O que penso…porque…
Quando estou mais contente…porque…
O que me preocupa mais…porque...
Sou flexível…porque…
Sou equilibrado…porque…
Sou óptimo ouvinte…porque…
Sou afectuoso…porque…
Sou sensível…porque…
Interesso-me pelo que penso…porque…
Interesso-me pelo que sinto…porque…
Tenho amor a todas as pessoas…porque…
Sou sociável…porque…
Adoro conhecer outros sítios…porque…
Tenho paciência…porque…
Permito que as coisas aconteçam no devido tempo…porque…
Consulto outros quando tenho de tomar uma decisão importante…porque…
Gosto das minhas tarefas…porque…
Gosto do teatro, cinema…porque…
Utilizo o computador…porque…
Pratico desporto…porque…
Toco viola…porque…
Estou em vias de atrair a harmonia na minha família…porque…
Estou em vias de gostar mais do meu corpo…porque…
Estou em vias de atrair o (a) companheiro (a) da minha vida…porque…
Estou em vias de ter uma saúde de ferro…porque…
Estou em vias de aumentar a minha prosperidade…porque…
Estou em vias de desenvolver o meu negócio…porque…
Estou a desenvolver as minhas capacidades para ter um futuro melhor…porque…

1.2 – Tornar-se sensível às mudanças aceitando-as de forma positiva:
Vou escrever a minha história…porque…
. Pais…
. Nascimento…
. Crescimento…
. Viver…
. Reprodução…
. Envelhecimento…
1.3 – Ser capaz de apreciar e ser responsável pela realização autónoma de tarefas do quotidiano:
O que consigo fazer sozinho
. Em casa…
. No trabalho (Escola)…
. Fora de casa…
O que consigo fazer em grupo
. Em casa…
. No trabalho (Escola)…
. Fora de casa…
1.4 – Esforçar-se para desenvolver as capacidades:
Conhecimento específico…
. Ainda não sou capaz de fazer…
. Tenho dificuldade…
. Como poderei melhorar?...
. Quem me poderá ajudar?...
. Como saber para aplicar…
. Como arranjar emprego?...
Conhecimento geral…
. Qual preciso…porque…
. Tenho dificuldade em seleccionar…
. Como poderei melhorar?...
. Quem me poderá ajudar?...
Conhecimento das leis, normas e costumes..
. Ainda estou à deriva…porque…
. Tenho dificuldade…
. Como poderei aprender?...
. Quem me poderá ajudar?...
Saber Instruir (Comunicar)…
. Como comunicar melhor?...
. Quem me poderá ajudar?...
. Como deverei aprender?...
. Como utilizar a voz, escrita, corpo…
Saber simplificar (Melhorar métodos)…
. Com quem comparar…imitar…
. Que curso deverei tirar…
. Quem poderá ajudar…
. Como estabelecer prioridades…
Saber Comandar (Relações interpessoais)…
. Quais as regras…
. Quais os processos…
. Quais os métodos…
. Irei recorrer a…
Saber Segurança (Condições perigosas e Imprudências)…
. Quais são as condições perigosas?...
. Como resolvê-las?...
. Quais são as imprudências?...
. Como resolvê-las?...
. Quem me poderá ajudar?...

1.5 – Aproveitar os erros para se aperfeiçoar e progredir:
Como aproveitar os erros…porque só erra quem faz?...
Toda a gente erra… porque…
Será que reconheço todos os erros?...
Quem me poderá ajudar?...
1.6 – Desenvolver a auto-crítica e a auto-reflexão:
Em que sou igual e diferente das outras pessoas?
Familiares…
Amigos…
Colegas…
Já sei muitas coisas de mim…porque…
Haverá alguém que pense como eu?
Pensamos todos de maneira diferente… porque…
Em que eu sou igual e em que eu sou diferente?
1.7 – Ter optimismo e confiança quanto ao futuro:
Estou em vias de ser…porque…
Quero fazer…porque…
Virei a ter…porque …
. Sucesso...
. Prosperidade…
. Curso…
. Casa…
. Automóvel…
. Barco…
. Companheiro(a)…
. Muitos amigos…

2 – Procurar relacionar-se com os outros de forma positiva.
2.1 – Procurar pôr-se no lugar dos outros:
Evitar juízos apressados…porque…
Se estivesse no lugar dele(a)…
2.2 – Entender que comunicar é importante na relação com os outros:
As pessoas são todas diferentes…porque…
Dependemos uns dos outros…porque…
. Padeiro…
. Trolha…
. Farmacêutico…
. etc…
Os mal entendidos…
Opiniões…
Factos…
2.3 – Aperceber-se dos diferentes modos de comunicar emoções:
Verbalmente e não verbalmente;
Respeitando o bem estar dos outros.
2.4 – Dar-se conta que as paixões e emoções são naturais e comuns a todas as pessoas:

Medo;
Gula;
Inveja;
Ilusão;
Orgulho;
Ira;
Avareza;
Preguiça;
Luxúria;
Ciúmes;
Estar zangado;
Estar triste;
Estar contente;
Estar feliz;
Etc. .
2.5 – Aperceber-se que gostar ou não gostar depende de preconceitos ou de desconhecimento:
Sei que faz mal…mas eu gosto…
Não sei o que é…mas eu gosto…
Não gosto dessas pessoas…
Os gostos também se discutem…
2.6 – Respeitar a privacidade dos outros:
O que é maldizer?
O que é bisbilhotar?
O que é bendizer?
O que é segredo?
Não posso dizer…é segredo…
2.7 – Procurar adaptar o comportamento a cada situação:
Portar-se bem…
Portar-se mal…
Ir de encontro aos interesses dos outros…
Posso fazer tudo o que me apetece?...
2.8 – Valorizar os aspectos positivos dos acontecimentos:
Cultivar o bom humor por si e outros;
Rir com os outros e não dos outros:
2.9 – Aperceber-se que nascemos com todo o saber:
Só precisamos que nos lembrem…

Tudo o que aprendemos fomos lembrados por alguém;
Todos têm alguma coisa para transmitir.
2.10 – Dar-se conta que ajudar os outros pode dar satisfação e que tudo se paga neste mundo:
A quem posso e deve ajudar?...
Quem me pode ajudar?...
Gosto que me ajudem…
2.11 – Fomentar e apreciar a partilha:
De ideias: Se tens uma boa ideia não a guardes só para ti;
De objectos: as nossas coisas…
. As minhas…
. As tuas…
De sentimentos e emoções.

3 – Desenvolver as capacidades. A disciplina do grupo não poderá dominar a disciplina dos pensamentos do próprio. O próprio poderá associar-se ou não, conforme lhe convier, porque ele terá o poder para resolver tudo o que diga respeito à sua sobrevivência, sua subsistência e felicidade…
3.1 – Aperceber-se dos diferentes papeis desempenhados pelas pessoas de família…
O que é uma família?...
Na nossa família as pessoas são diferentes...
O que é ser mãe?...
O que é ser pai?...
O que fazem os pais?...
O que fazem as mães?...
Quais os papeis dos irmãos e irmãs?...
Quais são as minhas tarefas?...
Há tarefas só para homens e tarefas só para mulheres?...
3.2 – Procurar conhecer e respeitar a diversidade das estruturas familiares:

Todas as famílias são diferentes…
Famílias com muitos ou poucos filhos..,
Outros familiares: avós, tios(as), primos…
Famílias sem pai…
Famílias sem mãe…
Famílias sem pais…
Uniões de facto…
3.3 – Descobrir as escolas como um espaço onde também se aprende a viver com os que não são da família:
O que é a escola?
Porque é que há escolas?
A quem pertencem as escolas?
O que fazem as pessoas na escola?
Só se aprende com os professores?
O que é ser professor?
O que é ser aluno?
Quais as tarefas do pessoal auxiliar e administrativo?

3.4 – Descobrir os objectivos das empresas:
Comerciais…
Industriais…
Serviços…

3.4 – Aperceber-se do papel das associações:
Culturais…
Recreativas…
Assistência…
Religiosas…
3.5 – Valorizar as amizades:
Na família…
Na creche…
Na escola…
Na empresa…
Na associação…
Na sociedade em geral…
Ser amigo de toda a gente…
Nota: “Adorar e amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo com a nós mesmos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário