segunda-feira, 29 de setembro de 2008

RELAÇÕES DE TRABALHO

O cuidado de um bom professor, formador, líder e outros tipos de responsáveis é evitar o maior número possível de problemas e proceder, quando surgirem, por forma que sejam resolvidos eficazmente com a maior justiça e o mais rapidamente possível.
Para conduzir convenientemente os seus colaboradores e, portanto, obter bons resultados, um responsável só o poderá fazer se tiver a cooperação dos mesmos. Qualquer que seja o campo de actividade, um “chefe” está sempre em face dos seus colaboradores.
Naturalmente, o chefe (Coordena, dirige e controla) é o primeiro responsável pela PRODUÇÃO, CONSERVAÇÃO, FORMAÇÃO, SEGURANÇA, ENCAMINHAMENTO, RESPONSABILIDADE…, mas quem realmente assegura a produção em quantidade, qualidade, nos prazos, em segurança são os seus ou seus colaboradores. No caso dos alunos, nos estabelecimentos de ensino ou formação, quem aprende, ou não, são os mesmos.
As relações existem sempre. Se elas são boas, os resultados serão bons. Se, pelo contrário, são más, os resultados nunca serão satisfatórios e a tendência é agravarem, até se atingir um limite de incompatibilidade de consequências imprevisíveis, em todos os domínios.
Chama-se à atenção que nunca se poderá ultrapassar o RÍTMO estabelecido pelas NORMAS, a não ser em casos especiais mas com compensações previstas. Utilizando-se ritmos acima do normal, as pessoas adoecerão…e a produção será seriamente afectada.
Na condução de um grupo (Equipa) tem de se olhar ao conjunto mas de maneira nenhuma se pode deixar de tratar cada colaborador ou participante ou aluno como um ser humano que é.
Há variadíssimos elementos que intervêm no seu comportamento, tornando-as diferentes entre si:
-Hereditariedade;
-Meio;
-O tipo de tarefas;
-Saúde;
-Constituição física;
-A família;
-O salário ou prémios;
-O carácter;
-A instrução;
-A educação;
-etc..
O responsável tem de conhecer individualmente os seus colaboradores ou alunos, tendo o cuidado de não se imiscuir na sua vida particular. Tem de se lembrar, quando tem que estabelecer regras ou resolver um problema, que as reacções serão diferentes, em virtude dos elementos que intervêm no seu comportamento, dos quais alguns são exteriores à sua actividade profissional.

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