domingo, 28 de setembro de 2008

FORMAÇÃO DO PESSOAL

A formação nos ensinos terá de ser um conjunto de acções a efectuar a fim de que cada colaborador ( professores, educadores, auxiliares, administrativos, metodólogos, psicólogos, etc.) ou grupos de colaboradores estejam prontos a assegurar, de forma conveniente, as funções que os directores gerais, em colaboração com o ministro correspondente, lhes confiou ou se propõe confiar-lhes, tendo em vista os objectivos que se querem atingir.
Quando se quer fazer formação, deve começar-se pela análise das necessidades e proceder com um mínimo de método. É absolutamente necessário saberem-se os objectivos e haver uma estrutura. Assim, será possível estabelecer, com precisão, os efectivos, a definição das atribuições, níveis de responsabilidades e encaminhamentos.
A formação é tanto mais necessária e tem maior efeito quando é antecipada a grandes alterações ou reestruturações.
Quando as evoluções são rápidas, maior terá que ser antecipada a formação a todos os formadores.
Para continuar a evoluir é necessária a adaptação e esta não é somente uma questão de créditos, é também e , principalmente, uma questão de pessoas.
Dada a grande evolução tecnológica a que assistimos, a formação terá de ser permanente, devidamente enquadrada e é necessária em todos os escalões.
A vida do estado é, essencialmente, o resultado da acção coordenada daqueles que a compõem. Todos são necessários mas também é preciso que saibam trabalhar em conjunto, que se entendam, se conheçam, falem a mesma linguagem, tenham os seus conhecimentos actualizados, tenham a preocupação de respeitar as regras de organização e difusão definidas. Todos devem aperfeiçoar o seu jogo de equipa e participar num treino sistemático e colectivo e não em acções casuísticas, ocasionais e circunstanciais.
Os responsáveis por haver ou não formação são os directores gerais (de acordo com as políticas definidas pelos ministros correspondentes). São eles que terão de coordenar a mesma porque, no momento que se desinteressarem dessa missão, o estado ficará sem resposta rápida para todas as evoluções e correspondentes adaptações.

Este tipo de formação terá de começar e obter aprovação dos docentes do ensino superior oficial ou privado (Universitário ou não) pois é aí que se formam os quadros superiores que irão, não só para outros ramos de ensino, como também para todas as áreas produtivas públicas ou privadas.
Do livro SABER INSTRUIR. Ver mais http://www.aoredor.net/saber_instruir.htm
Viriato Pina

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