terça-feira, 31 de março de 2009

Saber

COMPETÊNCIA é, efectivamente, após cada um saber o que deve fazer, será ainda necessário:
· SABER COMO É POSSÍVEL FAZÊ-LO;
· PODER FAZÊ-LO;
· QUERER FAZÊ-LO.
Saber fazer é possuir os necessários conhecimentos teóricos e práticos. A escola fornece esses conhecimentos, na maioria das vezes desactualizados e em muita quantidade. A escola está geralmente distante no passado do interessado e alguns dos assuntos que hoje em dia preocupam ainda não são objecto do ensino oficial e particular. É necessário, portanto, completar o que a escola não fez e corrigir o que fez demais. Teremos que estar atentos, permanentemente, com os olhos postos, não só nos países mais desenvolvidos do mundo e, sobretudo, investigar os passos seguidos até se atingir o nível de simplicidade que têm actualmente quer seja a sua evolução científica, económica e social - na medida em que essa evolução multiforme tenha repercussões sobre a sua função.
Para se ser bem sucedido, não é suficiente saber «COMO FAZER». Fazer bem, agir com vontade, também implica aptidões físicas, intelectuais e mesmo morais. Estas aptidões, em grande parte inatas, podem e devem desenvolver-se pela “prática” e “teórica”.
«QUERER FAZER O TRABALHO».-Uma pessoa tem um determinado emprego “porque quer”, ouvimos dizer muitas vezes. Será isto verdade? Será isto suficiente? Para conseguir realizar as suas tarefas ou dirigir outros adultos ou outras crianças é preciso primeiro querer vencer a opressão e o medo. Para dar de espírito renovador e incentivo, sobretudo, para atrair os outros, não basta saber e poder, é preciso também querer. É preciso, primeiramente, estar de acordo com o objectivo que se quer alcançar e depois querer ir até ao fim. Trata-se aqui de educação das qualidades (Capacidades) mas também de acordo psicológico fundamental entre pessoas. É necessário admitir cooperar com os outros; trata-se então de comportamento e de sociabilidade.
É da junção harmoniosa dos três verbos - SABER, QUERER e PODER –que torna a pessoa competente na sua função.
Nota: - Ver mais em http://www.aoredor.net/saber_instruir.htm
http://www.aoredor.net/saber_comandar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário