domingo, 26 de julho de 2009

Bom dia



Frases (Retiradas da imprensa)

O país está cheio de gente mal educada, sem berço, selvagem”.

“A maior parte das pessoas, hoje, não dizem BOM DIA, quanto mais ir ao Beija-Mão”.

“Mas para dizer, era preciso que as pessoas me ouvissem e já ninguém ouve ninguém”.

“As pessoas estão, em qualquer lado, com o telemóvel aberto, ao colo ou em cima da mesa. Não estão interessadas em ouvir coisa nenhuma, nem sequer quando pagam”.

Nota: - Será assim tão mau!?

Viriato Pina

sábado, 25 de julho de 2009

TER E GANHAR

Um dos maiores defeitos de muitas pessoas é acharem que tudo o que os outros têm ou ganham é sempre duplamente injusto, não só por não merecerem ter ou ganhar mas ainda porque quem merecia ter ou ganhar eram essas muitas pessoas.

Os que têm e ganham muito deverão servir de exemplo para aqueles que querem ter e ganhar muito.

Todos podem ter e ganhar muito se aproveitarem os recursos que Deus lhes deu!...
Viriato Pina

terça-feira, 21 de julho de 2009

Oposição

Não lhe convém tentar harmonizar entre si coisas, pessoas ou situações que são incompatíveis entre si.

Tenha presente que cada um tem as suas características e é importante que as conserve।

Poderá encontrar uma via de harmonia, ainda que veja resultados somente no futuro
.

Oráculo" Ching

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cinco hábitos que a gripe vai mudar na sua vida pessoal

Por Inês Cardoso

Descontracção típica da cultura mediterrânica poderá ajudar a resistir ao pânico

É cedo para prever reacções face a uma pandemia, mas a descontracção típica da cultura mediterrânica poderá ser uma boa vacina contra o pânico. Sociólogos e psicólogos ouvidos pelo i

Saídas nocturnas Bares e festas em espaços fechados serão os primeiros hábitos de lazer riscados da lista. Felismina Mendes, socióloga, sublinha que há eventos ao ar livre com ambientes igualmente "pesados em termos de risco de contaminação", como é o caso de festivais, mas não acredita que sejam afectados. Depois de "um ano terrível", infestado pelo vírus da crise, a socióloga especializada em questões de saúde espera que os portugueses não desperdicem o Verão, "período de convívio por excelência". Para a antropóloga Cristiana Bastos, haverá "previsivelmente uma redução de contactos sociais", mas é difícil prever se atingirá uma grande escala.

Contacto físico Um simples aperto de mão poderá ser um gesto perigoso. Evitar toques e partilha de objectos é, lembra Cristiana Bastos, uma recomendação sanitária. "Há uma parte dos nossos comportamentos modelada pelas autoridades sanitárias. Outra será espontânea e comportamental", explica. E como os comportamentos "não dependem só do conhecimento", a circulação de informação ajuda mas não determina tudo.

Quem tem filhos cairá na tentação de recusar a partilha de brinquedos, mas o psicólogo clínico Manuel Coutinho recorda que esse é um erro a evitar. "Primeiro, porque as crianças não obedecem. Depois, vão achar estranho e sentir-se preocupadas." Cabe às instituições com material em espaços partilhados, desde escolas a consultórios médicos, assegurar maiores cuidados de higienização. Convém pensar duas vezes antes de dar conselhos alarmistas. "Se formos impulsivos, vamos ter crianças que não dormem à noite, a pensar nos objectos com que brincaram e onde é que puseram as mãos", diz a psicóloga Helena Marujo.

Viagens As agências de viagens sentem o impacto: cada vez que aumentam os casos de Gripe A num país, diminuem os turistas interessados em viajar para lá. Limitar as viagens será uma tendência até final do Verão e, acrescenta o sociólogo Manuel Villaverde Cabral, pode fazer sentido. "Os líderes em número de casos são países de grande mobilidade."

Controlar a ansiedade é um conselho universal, mas não quer dizer que manter rotinas inalteradas seja o melhor remédio. "Cada pessoa tem de avaliar a decisão a tomar. Manter viagens previstas, mas ir em pânico não me parece boa alternativa", considera Helena Marujo.

Actividades com crianças Rebolar mais na relva, abusar da praia, marcar piqueniques. Esquecer os centros comerciais e os restaurantes. Helena Marujo solta uma gargalhada ao falar dos conselhos dos pediatras para prevenir contágio entre crianças: "Pode haver um lado muito bom nisto, de conduzir a actividades mais saudáveis".

Manuel Coutinho acredita que muitos pais evitarão festas de aniversário ou parques infantis, mas lembra ser essencial que os pais estejam "preparados para as adversidades". Ou seja, contar com dificuldades sem "transmitir às crianças o síndrome do mundo mau". Helena Marujo concorda e apela a que se evite a "pedagogia da desgraça".

Cuidados de higiene Andar de máscara na rua não soa familiar num país com uma "cultura curativa e não preventiva". Esta será, acredita Felismina Mendes, uma oportunidade de mudança. Como "as medidas mais simples são as mais eficazes", os portugueses irão (finalmente) aprender que lavar com frequência as mãos pode fazer mais pela saúde do que um comprimido. A máscara é um pau de dois bicos. "Como não temos esse hábito, a sua generalização pode causar afastamento e pânico", alerta. acreditam que resistiremos a comportamentos extremados melhor do que países com culturas higienistas, mas será inevitável, pelo menos no período de aceleração de contágios, uma redução de contactos sociais.

Copiado de http://bloguedasboasnoticias.blogspot.com/

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Gripe A (H1N1)

1. O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe A(H1N1)v é transmissível entre os seres humanos.

2. Quais os sintomas da doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela Gripe Sazonal:

Febre
Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
Dor de garganta
Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
- Dores corporais ou musculares
- Dor de cabeça
- Arrepios
- Fadiga
- Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na Gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]
Em alguns casos, podem surgir complicações graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecção.

3. Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1)v é idêntico ao da Gripe Sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

4. Qual é o período de incubação da doença?
O período de incubação da Gripe A(H1N1)v, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias.

5. Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a outras?
Os doentes podem infectar (contagiar) outras pessoas por um período até 7 dias, a que se chama período de transmissibilidade ; é, contudo, prudente considerar que um doente mantém a capacidade de infectar outras pessoas durante todo o tempo em que manifestar sintomas.

6. A doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser tratada?
O novo vírus da Gripe é sensível aos medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir.

7. Qual a melhor forma de evitar a disseminação do vírus, no caso de estar doente?

Limite o contacto com outras pessoas, tanto quanto possível
Mantenha-se em casa durante sete dias, ou até que os sintomas desapareçam, caso estes perdurem
Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel; nunca as mãos!
Utilize lenços de papel uma única vez e coloque-os de imediato no lixo
Lave frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir ou espirrar
Pode usar toalhetes descartáveis com soluções alcoólicas
8. Qual é a melhor técnica de lavagem das mãos?
Lavar as mãos frequentemente ajuda a evitar o contágio por vírus da gripe e por outros germes. Recomenda-se que use sabão e água, pelo menos durante 20 segundos. Quando tal não for possível, podem ser usados toalhetes descartáveis, soluções e gel de base alcoólica, que se adquirem nas farmácias e nos supermercados. Se utilizar um gel, esfregue as mãos até secarem e não use água.

9. Existe alguma vacina contra o vírus da Gripe A(H1N1)v?
De momento, não existe vacina que proteja as pessoas contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v.

10. A vacina da Gripe Sazonal é eficaz contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Não há evidência científica, até ao momento, de que a vacina contra a Gripe Sazonal confira protecção contra a Gripe A(H1N1)v

11. O vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser transmitido às pessoas através do consumo de carne de porco ou derivados?
Não. O vírus da Gripe A(H1N1)v não é transmitido pela ingestão de carne de porco ou derivados. Esta nova estirpe não foi, até à data, observada em animais e não há indícios de que o vírus tenha entrado na cadeia de produção. Tanto a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, como o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças desconhecem qualquer evidência científica que sugira a possibilidade de transmissão do vírus por consumo de carne de porco e derivados.

12. Qual é a situação da doença na Europa e no resto do Mundo?
A situação a nível mundial está em constante evolução. Para informações mais recentes, consulte o Microsite da Gripe do sítio da Direcção-Geral da Saúde.

13. Que devo fazer para me proteger se tiver de viajar para áreas onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Os viajantes devem seguir as precauções gerais de higiene relativamente a infecções respiratórias se viajarem para áreas onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da gripe:

Lave frequentemente as mãos com água e sabão
Evite o contacto próximo com pessoas doentes
Se estiver doente:
- Mantenha a distância de pelo menos 1 m em relação aos outros, para evitar a propagação do vírus
- Permaneça em casa, sempre que possível
- Evite multidões ou grandes aglomerados de pessoas
- Se tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos
- Para se assoar, use lenços de papel de utilização única e coloque-os, de imediato, no lixo
- Lave as mãos com frequência
14. Que precauções devo tomar se estiver a regressar de uma área onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Viajantes que regressem de uma área onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da Gripe devem estar particularmente atentos ao seu estado de saúde e, se experimentarem algum dos seguintes sintomas, devem contactar de imediato a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), durante os 7 dias seguintes ao regresso:

Febre (>38ºC) e um dos seguintes sintomas:
- Sintomas respiratórios como tosse ou nariz entupido
- Dor de garganta
- Dores corporais ou musculares
- Dor de cabeça
- Fadiga
- Vómitos ou diarreia
15. Estamos perante uma nova pandemia de Gripe?
Uma pandemia de Gripe é uma epidemia à escala mundial, provocada por um novo vírus da gripe que infecta uma grande parte da população. No século XX, houve 3 pandemias deste tipo: em 1918, 1957 e 1968. Em Portugal e nos outros países da Europa foram desenvolvidos, nos anos mais recentes, esforços consideráveis de preparação para uma pandemia, tendo todos os Estados Membros da União Europeia Planos de Contingência Nacionais. Em 11 de Junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde elevou para 6 o nível de alerta de pandemia. Esta alteração da Fase 5 para Fase 6 não está relacionada com o aumento da gravidade clínica da doença, mas sim com o crescimento do número de casos de doença e com a sua dispersão a nível mundial.
Direcção-Geral de Saúde

terça-feira, 14 de julho de 2009

Vista de Loriga - Porto (Parceal)

SABER COMANDAR - ÍNDICE

COMO TRATAR OS PROBLEMAS (Estabelecimentos de ensino, empresas, famílias, igrejas, sociedade, etc.).

SABER COMANDAR – OBJECTIVO

RELAÇÕES DE TRABALHO

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

VALORES

ATITUDES

OBJECTIVOS

Desenvolver o conhecimento de si próprio

Procurar relacionar-se com os outros de forma positiva

Desenvolver as capacidades

AS RELAÇÕES HUMANAS E A GRH (Gestão dos recursos Humanos)

Breve história da evolução dos planeamentos

Tipos de comando

INTEGRAÇÃO DO SERVIÇO DE PESSOAL

Modelo Clássico

Modelo Legal

Modelo Organizativo

Modelo empresarial e estratégico

Modelo recomendado (Viriato Pina)

Função do responsável pela direcção de pessoal

Políticas de pessoal

As 115 principais qualidades de um líder

Frases célebres sobre liderança

RELAÇÕES COM PARTICIPANTES (ALUNOS, ETC.)

1ª REGRA - ELABORA PLANO POR FORMA A VER, PERIODICAMENTE, COM O GRUPO, O PONTO DE SITUAÇÃO E COMPARAR COM OS OBJECTIVOS DEFINIDOS

PROCESSO PADRÃO PARA AVALIAÇÃO DE APLICAÇÃO EM ACÇÃO.

2ª REGRA – FELICITAR OU REPREENDER SEMPRE QUE O MEREÇAM

3ª REGRA – AVISAR ANTECIPADAMENTE DE MUDANÇAS OU ALTERAÇÕES QUE DIGAM RESPEITO ÀS SUAS TAREFAS

4ª REGRA – UTILIZAR E DESENVOLVER AS APTIDÕES DE CADA UM

COMO SURGEM OS PROBLEMAS

COMO TRATAR UM PROBLEMA

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

Nota – Estas técnicas orientadoras podem ser adoptadas por qualquer pessoa (Professores, formadores, empresários, pais, alunos, etc.).
Ver mais em

aoredoro@aoredor.org

Viriato Pina

domingo, 12 de julho de 2009

QUALIDADES DE UM LIDER (Cont.)

40 - Ter propostas concretas para melhorar a utilização dos recursos.

41 - Ter propostas concretas para melhorar o funcionamento interno (processos).

42 - Tenho propostas concretas para tirar partido de oportunidades emergentes.

43 - Ter propostas concretas para utilizar melhor as competências dos profissionais.

44 - Conseguir articular os diversos factores que vão melhorar o desempenho da organização, num projecto coerente.

45 - Dominar a técnica de adaptação da visão e estratégia por objectivos concretos nos diversos níveis da organização.

46 - Dominar a técnica da escolha de indicadores pertinentes para controlar a realização dos objectivos.

47 - Dominar a técnica de adaptação dos objectivos da organização ou serviço em objectivos individuais dos colaboradores.

48 - Dominar a técnica da utilização de indicadores para avaliar o desempenho da organização ou serviço ou dos colaboradores.

49 - Ter capacidade para explicar as vantagens da mudança.

50 - Conseguir apresentar a mudança não como uma ameaça mas como uma oportunidade.

Ver mais: www.aoredor.org

Viriato Pina

domingo, 5 de julho de 2009

GrupoFolcloricoVV

Desenhos de Julian Beever,

Todos já devem ter vistos os primeiros desenhos de Julian Beever, esse espetacular pintor de calçadas, nesses últimos meses/anos...

Abaixo, alguns novos desenhos q circulam pelo mundo... IMPRESSIONANTE!








sexta-feira, 3 de julho de 2009

O desejo de prosperidade



Prosperidade é o que todas as pessoas procuram. Mais alimento, casa para viver, mais luxo, mais conhecimento, mais prazer, mais passeios, mais…e mais…

Quando o desejo de prosperidade acaba, é o princípio do fim. Desinteresse pela vida e…

O desejo de sucesso é normal, para ser ter uma vida mais abundante em todos os aspectos. É o instinto mais profundo que todos os humanos têm e são atraídos por aqueles que têm mais meios.
Transmita a impressão de prosperidade em tudo o que fizer, de maneira que todas as pessoas o considerem como sendo uma PESSOA PRÓSPERA e faça progredir todas as pessoas que lidam consigo.

Viriato Pina

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Negócio

Arranque no negócio certo

O desejo é uma manifestação de qualidade

É melhor escolher o negócio para o qual tem mais talento. Entretanto, se tem um forte desejo de seguir um tipo particular de trabalho, deverá determinar esse trabalho como seu objectivo principal.

Não se é obrigado a fazer o que não se gosta. Teremos que o fazer quando for um meio para atingirmos o que pretendemos.

Quando a oportunidade aparece, não tenha medo em fazer uma mudança radical. Quando tiver dúvidas não se precipite e peça a opinião a várias pessoas, em número impar, no mínimo de três.

Nunca haja apressadamente porque não existe falta de oportunidade. Há mais do que suficiente para todos.

Faça tudo o que possa fazer de forma perfeita, mas faça-o sem pressa, preocupação e medo.

Ver mais em:
http://www.aoredor.org/Saber-comandar.php
http://www.aoredor.org/Saber-Instruir.php

Viriato Pina