sexta-feira, 28 de março de 2008

PORTUGAL PRECISA DE PESSOAS COMPETENTES

PORTUGAL PRECISA DE PESSOAS COMPETENTES


COMPETÊNCIA significa saber, querer e poder (Se faltar um destes verbos não se é competente).

COMPETÊNCIA será, além da aprendizagem para o desempenho da respectiva função, o seguinte:
1 – Manter-se actualizado perante a evolução social, económica, científica e técnica, na medida que essa evolução tenha repercussões sobre a sua função (saber).
2 - Estar de acordo com o objectivo que se pretende alcançar e depois querer ir até ao fim, admitindo cooperar com os outros (querer).
3 – Poder fazer bem o seu trabalho e agir com à-vontade. Assim, as suas capacidades poderão desenvolver-se pelo treino, com formação e pela “prática” (poder).

Mas a “competência” nunca se adquire definitivamente. Se a formação tende a realizar a conjugação harmoniosa dos conhecimentos, normas, costumes, leis, comunicação, simplificação, comando e segurança, também sabemos que ela está permanentemente inacabada e necessita sempre, aqui e ali de uma formação nova.
Se os responsáveis estiverem verdadeiramente preocupados em utilizar eficazmente todos os meios de que dispõem, preferirão iniciar uma acção metódica nas suas empresas ou estabelecimentos.
Viriato Pina

O PAPEL DO COMUNICADOR

O PAPEL DO COMUNICADOR
1 – Aceitar-se como um ser imperfeito, porque o é, por hereditariedade, pelo seu passado e pelo meio onde vive. Assim, compreenderá melhor as outras pessoas;
2 – Estar em contínuo aperfeiçoamento. Ao comunicar-se, é necessário que os formadores estejam conscientes dos objectivos e os valores em jogo e saibam lidar com as diferenças;
3 – Estar consciente da interligação, principalmente, entre o ensino e a família;
4 – Compreenda que o seu trabalho diário está também ligado aos acontecimentos na sociedade;
5 – Compreenda as diferenças sócio-culturais entre participantes;
6 – Estimule o trabalho independente e em grupo;
7 – Faça rotação periódico no grupo;
8 – Aplique sempre as posições relativas entre todos;
9 – Preparar-se, convenientemente, por cada objectivo, previamente estabelecido, para cada lição ou sessão;
10 – Preparar bem o local onde se vão reunir, os materiais e equipamentos necessários;

OBS. Para enfrentar os problemas tem de desenvolver as suas capacidades de conhecimentos gerais e específicos, do conhecimento de normas e costumes, aplicados na área onde actua ou vai actuar, de saber instruir(Arte de Instruir), de saber comandar (Arte de Comandar e Relações Interpessoais), de saber melhorar os métodos (Arte de Simplificar), de saber segurança (Condições perigosas e imprudências);
http://www.aoredor.net/testemunhos.htm
http://www.aoredor.net/saber_instruir.htm
http://www.aoredor.net/cursos.htm
http://www.aoredor.net/consultas.htm